quarta-feira, 16 de maio de 2012

Projeto Minhoca "Violeta"

O nosso projeto continua... exploramos a expressão musical! Aprenderam uma nova canção: "Eu fui ao jardim da Celestre", utilizando a voz de diferentes formas, com gestos e manuseando instrumentos musicais... que alegria, nem se aperceberam do tempo passar.
realizando-se um registo de grupo e individual
Descobriram que existem pessoas, que chamam às larvas minhocas, "estão enganadas", diz a Tamara, "pois não são iguais, têm olhos, antenas, patas... e transformam-se em borboletas". E para mostrar aos amigos, a Tamara trouxe um livro "os animais", para mostrar a diferenças...
a nossa MINHOCA, não tem: olhos, ouvidos, dentes, patas, antenas, o corpo é composto por anéis, é rosada (ou azulada), rasteja, pode viver na terra ou numa caixa (madeira ou rede) de compostagem, e não se transforma em borboleta. 
MINHOCA, uma palavra que começa pela letra M. Fomos à descoberta: das letras que constitui a palavra, contaram as sílabas, qual é a primeira e última letra, outras palavras começadas pela letra M, recortar em revistas palavras começadas por M, trouxeram de casa listas de palavras e algumas ilustraram-nas, grafismos,... atividades direcionadas para a Linguagem.
Ouvimos uma história " A minhoca Mia Morca", uma minhoca que vivia na cidade, mas a avó dizia que a sua família vivia no campo, tinha curiosidade em a conhecer pois era muito grande, tendo uma aventura até lá chegar. Cada um fez o seu registo...
Cada um deu a conhecer a sua família descobrindo que a da Diana era a maior, pois são três filhos, havendo algumas com dois e um filho. Mas as minhocas têm muitos filhos duma só vez, são hermafroditas, e para se reproduzirem precisam de se juntar a outra minhoca, pondo muitos ovos duma vez. E as famílias protegem-nos e para sensibilizar as famílias que também devem proteger as minhocas, pois elas adubam as terras, construímos uma surpresa para a família com materiais recicláveis: cone (linha de cozer sapatos), aparas de lápis (terra), dobragem de papel (corpo da minhoca), ovo kinder (cabeça), palhas (coração com mensagem) e uma flor (cartolina e missanga).Uma minhoca saindo na terra alertando para a sua preservação.
Brevemente voltaremos com mais novidades...