segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Como vivemos o S. Martinho!...

No dia 9 de novembro, sexta-feira, participamos na "Feirinha dos Alimentos"com os nossos amigos do jardim e os alunos do Centro Escolar da Lixa...
e as famílias contribuíram e compareceram para fazer compras dos vários alimentos , principalmente legumes e frutas, doces haviam muito pouco,na nossa banca, pois não são saudáveis.
No fim de semana, no dia de S.Martinho, 11 de novembro, a nossa "Ritinha" (mascote da sala) também participou num magusto com a Maria Francisca, surgindo na segunda-feira com um fato novo.
E da parte de manhã, tivemos a visita duma técnica bibliotecária, a D.Susana, da Biblioteca Municipal de Felgueiras, que nos contou uma história "Adivinha, quanto eu gosto de ti", em power point, duas lebres de diferentes tamanhos, cada um demonstrava como gostava do outro...ouvimos uma música de André Sardet,
"Gosto de ti desde aqui até à lua", e no final fizemos uma dobragem , num papel em forma de quadrado, a cara duma personagem da história, uma lebre. De seguida cada um colou-a numa folha e desenhou o resto do seu corpo.Afixamos estes registos no placar do corredor
Da parte da tarde realizamos o magusto em convívio com os meninos das outras salas, uma grande fogueira, caruma e castanhas que trouxeram e comeram castanhas e beberam sumo.
Na sala de aula, uns dias antes, confecionamos a "Maria Castanha", uma menina que era diferente, tinha a pele castanha e ninguém queria brincar com ela, mas fez amigos num parque onde havia um Sr. assar castanhas.Utilizaram materiais recicláveis: castanhas, missangas, lã, fios plásticos e para o tronco, cartão em forma de quadrado.
Realizamos o registo deste momento, individualmente e em grupo, e no final do dia levaram: a sua coroa com uma castanha, a "maria castanha" e umas castanhinhas assadas num saco ilustrado com castanha e um verso alusivo a esta tradição do meio.
               VIVA O S. MARTINHO!...