segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Á descoberta do meu Corpo...

Partindo duma questão colocada pelo Pedro: "Quantos meninos e meninas há na sala Amarela?", partimos à descoberta do corpo. Começando por cada um fazer o seu auto-retrato...onze meninas e dez meninos.
Quiseram desenhar um deles e elegeram o Tomás, um menino, escrevemos as partes principais 
observaram-no em 3D,num "Atlas do Corpo Humano", os órgãos principais, os ossos, as veias...
mediram-se e pesaram-se, descobrindo quem era o mais alto e o mais baixo, o mais pesado e o mais leve
registaram o peso, formando conjuntos com os que têm o mesmo peso
e as alturas numa girafa individual coladas numa girafa métrica
Exploramos algumas expressões: os sentimentos (alegre,triste, zangado,,,), a música (canção "Cabeça, ombro, joelho e pé"), a motora (imitando várias deslocações motoras), a dança (música pop), plástica (recorte, colagem)...
Ouviram a história do "Pinóquio", realizando o seu registo. Na linguagem expressiva,exploramos novo vocabulário, uma lengalenga (as mãos) e uma adivinha (os olhos).
Na linguagem escrita, identificação de letras , as sílabas e copiaram palavras de partes do corpo.
Cada um construiu o seu boneco articulado diferentes de acordo com a idade, e em  grupo um móbil.
Descobrimos que temos no corpo só um nariz, uma cabeça,... associando o número um e realizaram a grafia 
Transformamos o corpo numa forma geométrica o circulo,aprenderam canção alusiva, associamos a objetos, e construímos a cara da "Pintarolas" só com círculos
Mas há cuidados que devemos ter com o nosso corpo, ao nível da higiene pessoal, quando a devemos fazer e o que precisamos, não descurando a higiene oral, também importante.
Bem como alguns cuidados que devemos ter, em casa e na rua, para não nos magoarmos, para nos protegermos, segurança do nosso corpo.
No final, fizemos uma avaliação em grande grupo, foram unânimes que gostaram de trabalhar esta temática, relembrando por vezes alguns jogos , a canção , bem como utilizam na sua linguagem expressiva o vocabulário explorado, e colocamos na área da casinha, num placar, alguns trabalhos executados.