sexta-feira, 30 de novembro de 2012

A minha Família...

Tendo como motivação a história "Gira, Gira e o bebé", cada um deu a conhecer a sua família aos amigos
desenhando-a numa casa construída numa dobragem feita com um quadrado, que levaram para casa. Descobriram que as famílias são diferentes, umas maiores que outras, uns vivem num prédio e outros numa casa, construíram um livro alusivo, a sua árvore genealógica na sala e com a família.
Trouxeram-na e construímos uma árvore com todas as famílias da sala amarela que colocamos no corredor. 
Vivem em casas que têm diferentes divisões, com móveis e utensílios que identificaram.Tivemos a visita da mãe da Ana Francisca, que contou uma história, "Leopoldina e o pinheirinho mágico"
 registamos o momento e depois comemos doce de coco e de bolacha oferecidos pela mãe. 

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Animais...estimação, domésticos e selvagens

Com a temática animais, descobriram quais os animais de estimação que alguns tinham, e a Maria Clara trouxe o seu canário amarelo, o "Panda". Mas os mais novos confundiam com os domésticos, porque também vivam perto deles. O João trouxe pintainhos e um coelho, puderam ver ao vivo as suas características físicas, onde vivem o que comem, e o que nos dão... registando-se o momento.
Mas existem outros, os animais domésticos e os selvagens, e fomos à descoberta... fazendo-se conjuntos com os animais da sala e outros trazidos de casa, explorando-se a plástica: pintura,  recorte,... um móbil, realizaram um labirinto: o cão procura a casota.
Como este nosso amigo, existe em casa de muitas crianças, dentro e fora de casa, aprenderam um poema e realizaram uma dobragem com dois quadrados, que ilustraram ao seu gosto pessoal.
Ouviram do livro de atividades a história "crista vermelha", construindo a sua consequência, descobrindo as diferenças entre dois galos, colando os animais na quinta, descobrindo a sombra do animal ...
associamos o número dois, a lateralidade (direita e esquerda), dentro da linha fechada/ aberta e a noção de conjunto. Na motora, imitaram as deslocações e sons. Aprenderam canções, mas a que mais gostaram foi  "na quinta do tio Manuel" e relembramos a da "Girafa Pintarolas", que é um animal selvagem.
Ao nível da linguagem, nomearam  letras, contagem silábica e copiaram palavras. Pintaram um copo de iogurte liquido com  tinta, utilizando o pincel e o dedo, construíram uma girafa.
Bem como o saco individual (materiais recicláveis: saco serapilheira plástico,tecidos, cápsulas e canetas de tecido), onde cada um irá guardar os trabalhos realizados ao longo do ano letivo
A "Pintarolas"(girafa), foi passar o fim de semana com o Pedro e a sua avó fez-lhe uma mantinha, para não ter frio. E para fazer lhe fazer companhia, assim como à "Ritinha", a avó da Maria Clara ofereceu um periquito para a sala, derão-lhe o nome de "Buty". Gosta de cantar e brincar com as crianças, deixando que lhe toque no bico.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Animais- Domésticos e Selvagens

Aprendemos algumas características que diferenciam os animais domésticos dos selvagens..
Com os animais que existem na sala formamos dois conjuntos o dos domésticos e dos selvagens.
Aprendemos onde moram e o que nos dão....histórias e poemas. Através dos animais escrevemos o grafismo da letra I
Aprendemos o número 2 e a noção de par...jogamos o jogo da memoria procura o par... Estávamos muito atentos e fixavam os animais que se iam levantando.
Construímos com copos de iogurte o simbolo da sala  O leão que é um animal selvagem.
Com dois quadrados em dobragem construirmos um cão.
Construímos dois cartazes....com alguns animais,  tentando representar o local onde vivem, na quinta e na selva.


terça-feira, 20 de novembro de 2012

DIa Nacional de Pijama

No dia 20 de novembro, festejamos o Dia Nacional do Pijama.
Os pais à chegada, num cartaz, com um pijama desenhado e pantufas escreveram uma frase ou pensamento sobre " A família"...Neste dia trouxemos vestidos para a escola um pijama, uma almofada e um peluche.
Guardaram  a casinha ( mealheiro) , numa Casa Grande, com o dinheirinho que arranjaram na família...
 Ouvimos o final da História " Todos de Pijama", deitados...
Formamos conjuntos com as cores dos pijamas e com os peluches.
Fizemos pintura com chinelo de cor vermelha, num pijama e no simbolo da sala Leão.
No final do  dia, com as 3 salas , fizemos a Dança do Pijama.
No placar da sala colocamos o Livro que construímos da História, o registo dos conjuntos , da pintura e as estrelas e luas...

Foi um dia Diferente , cheio de alegria e boa disposição.

"Todos em pijama!..."

Comemoramos o Dia Nacional do Pijama no dia 20 de novembro. As famílias foram sensibilizadas para partilharem uma mensagem alusiva no painel de entrada do jardim.
Cada criança colocou a sua "casa do pijama" (mealheiro) na casinha que construímos, uma pequena contribuição recolhida em família, para ajudar crianças que vivem em casas de acolhimento.
Ao entrarem na sala de aula, observaram os pijamas e os peluches que cada um trouxe, alguns tinham algo em comum, as cores, e os peluches (animais) também. Formaram conjuntos, realizando-se o seu registo. E a Diana trouxe um pijama com a nossa "Pintarolas", ora vejam...e a Ana Francisca ao colo com um peluche, uma girafa.
De seguida, dialogamos sobre o que podíamos fazer de dia e de noite... várias foram as sugestões registadas numa lua e em estrelas. Cada um construiu uma estrela ou uma lua, em cartão (reciclado) ilustrando com papel crepe e esferovite, para um móbil.
Enquanto um de cada vez, fez uma pintura com "chinelo", no símbolo da sala...
Relembramos a história "Todos em pijama", através dos desenhos que foram feitos, em pequeno grupo, ao longo dos vários dias que a ouviram, colocando-se a capa com a duas amigas: "Maria e Milú" (foto: livro com o "Snopy" e a "Ritinha" em pijama).
Os trabalhos foram expostos no placar do corredor para partilhar com as famílias
E terminamos com o "baile do pijama", convivendo com os amigos das outras salas
Para não se esquecerem deste dia aqui fica uma recordação,"TODOS EM PIJAMA"

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Como vivemos o S. Martinho!...

No dia 9 de novembro, sexta-feira, participamos na "Feirinha dos Alimentos"com os nossos amigos do jardim e os alunos do Centro Escolar da Lixa...
e as famílias contribuíram e compareceram para fazer compras dos vários alimentos , principalmente legumes e frutas, doces haviam muito pouco,na nossa banca, pois não são saudáveis.
No fim de semana, no dia de S.Martinho, 11 de novembro, a nossa "Ritinha" (mascote da sala) também participou num magusto com a Maria Francisca, surgindo na segunda-feira com um fato novo.
E da parte de manhã, tivemos a visita duma técnica bibliotecária, a D.Susana, da Biblioteca Municipal de Felgueiras, que nos contou uma história "Adivinha, quanto eu gosto de ti", em power point, duas lebres de diferentes tamanhos, cada um demonstrava como gostava do outro...ouvimos uma música de André Sardet,
"Gosto de ti desde aqui até à lua", e no final fizemos uma dobragem , num papel em forma de quadrado, a cara duma personagem da história, uma lebre. De seguida cada um colou-a numa folha e desenhou o resto do seu corpo.Afixamos estes registos no placar do corredor
Da parte da tarde realizamos o magusto em convívio com os meninos das outras salas, uma grande fogueira, caruma e castanhas que trouxeram e comeram castanhas e beberam sumo.
Na sala de aula, uns dias antes, confecionamos a "Maria Castanha", uma menina que era diferente, tinha a pele castanha e ninguém queria brincar com ela, mas fez amigos num parque onde havia um Sr. assar castanhas.Utilizaram materiais recicláveis: castanhas, missangas, lã, fios plásticos e para o tronco, cartão em forma de quadrado.
Realizamos o registo deste momento, individualmente e em grupo, e no final do dia levaram: a sua coroa com uma castanha, a "maria castanha" e umas castanhinhas assadas num saco ilustrado com castanha e um verso alusivo a esta tradição do meio.
               VIVA O S. MARTINHO!...

Magusto...

No dia 12 de novembro da parte da tarde, fizemos um magusto...Os pais trouxeram , castanhas e caruma.
Construímos uma coroa com uma castanha.
Observamos a fogueira a assar as castanhas, cantamos canções das castanhas e no fim comemos castanhas e bebemos sumo.

No fim do dia, levamos para casa algumas castanhas, numa cestinha feita com copos de iogurte , a Maria Castanha, da história que tínhamos ouvido na  sala e a coroa.
No dia seguinte fizemos o registo , relembrando a vivência do Magusto.



Para pintar...