sexta-feira, 22 de março de 2013

Preservar a tradição da Páscoa

Tendo como motivação a história "Para onde vão os ovos da Paulina?" (PNL),demos inicio à temática da Páscoa. Realizaram o seu registo individual, bem como ilustraram a galinha e colaram penas trazidas pela estagiária Liliana...pareciam verdadeiras! Aprenderam uma canção, "Galinha da Páscoa"(expressão musical), realizando-se o registo,numa galinha com três ovos.
A "Paulina" queria descobrir para onde iam os seus ovos... que têm uma forma , oval... descobriram na sala poucos objetos ovais, mas no dia seguinte trouxeram de casa alguns coloridos, de madeira e o Gonçalo fez um trabalho de pesquisa com a mãe.
OVO, começa pela letra O, aprendendo uma lengalenga e fazendo a sua grafia. Grafismos em ovos... 
ficaram parecidos com os ovos de chocolate que a "Paulina" viu na loja da cidade. Ovos de chocolate que costumam comer na PÁSCOA, exploramos a palavra, procuraram as letras desta e descobriram outras começadas pela letra P (linguagem oral e escrita). Ao nível da matemática, a noção de par e número.
Para oferecer à família construíram uma galinha, a "D.Paulina" (fundo duma garrafa plástica) e um postal com 
a mesma forma, um desenho livre desejando Páscoa Feliz.

Levaram no mesmo saco: a surpresa para a família, para o padrinho (porta chaves) e para a madrinha (flor), tudo com materiais recicláveis (expressão plástica) que algumas famílias contribuíram.
Para todos uma PÁSCOA  FELIZ !!!...