segunda-feira, 3 de junho de 2013

Chegou o Nosso Dia!...

Em Sala de Aula após um breve diálogo, foram referindo alguns dos seus DIREITOS: alimentação, cuidados médicos, à educação, a brincar, ... pintado três diferentes de acordo com a idade. 
Mas também têm DEVERES para com os outros, descobrindo alguns e outros referidos pelo adulto, registando-se em dois balões, que ilustraram. Depois nomearam a PROFISSÃO que gostavam de ter quando adultos, cada um registou num balão e decorou a gosto, muito diversificadas, construindo-se o painel "Quando for grande quero Ser!...".
Mas ao longo da semana foram surgindo várias atividades para comemorar o Dia Mundial da Criança, que participamos,algumas dinamizadas pela Câmara Municipal de Felgueiras:
- Na quarta, 29 de maio, da parte da tarde, participamos no concurso "Pinta a Água", uma pintura numa tela alusiva à temática...
e partilhamos este momento com o Sr. Presidente da Câmara de Felgueiras, Dr. Inácio Ribeiro, que pediu a colaboração dum pequeno grupo para com ele pintarem uma tela
No final assinada pelos pintores, tiramos uma foto, também com a presença da Dra Carla, para lembrarmos este momento. Surgiram pinturas muito criativas, recebendo uma surpresa no final, vestidos a rigor,os  pintores (saco, chapéu e palete) regressaram ao jardim.
- Na sexta-feira, 31 de maio fomos a Felgueiras participar também nos Jogos organizados na Zona Desportivo de Felgueiras. Aqui cantamos, dançamos, brincamos no campo com vários objetos de movimento, passamos pelos insufláveis...
e terminamos com uma pequena demonstração junto aos Bombeiros de Felgueiras, colocando o capacete e exemplificando com uma mangueira.
Terminando a atividade com a oferta  dum saboroso gelado, um corneto de chocolate.
De tarde em sala de aula, registamos este momento e levaram a surpresa que construíram, um puzzle com a imagem girafa pela frente e por trás a palavra GIRAFA.
No dia 1 de junho, Dia Mundial da Criança, à noite, um grupo de pais preparou uma surpresa para todas as crianças e respectivos familiares, um teatro de fantoches com a história "A Carochinha". Não faltando a música  e o Sr, Palhaço a oferecer balões e rebuçados. Terminando com o baile do casamento, participando todas as crianças presentes.
E na segunda-feira, 3 de junho, participamos numa atividade promovida pelos Estagiários da Escola Secundária da Lixa, para comemorar o Dia Mundial da Criança. Começamos por ouvir a História do "dia da criança", e de seguida fomos conduzidos por palhaços para um espaço onde estavam a ser dinamizados vários jogos tradicionais, bem como outras crianças de outro ciclo a participar. Gostamos do rebenta balões, atirar ao alvo (latas e mecos), corrida dos sacos, ...
do jogo do "Urso dorminhoco", do estica e do galo.
Na despedida, ofereceram uma borboleta com um chupa 
Regressamos ao jardim, e de tarde realizamos o registo da atividade. Assim terminou a comemoração do Dia Mundial da Criança, com atividades diversificadas, dinamizadas por várias instituições, e promovendo a interligação entre diferentes intervenientes.
           Viva o DIA DA CRIANÇA!..