terça-feira, 28 de maio de 2013

Projeto Lúdico a Girafa "Pintarolas"

No dia 9 de maio a Joana A. trouxe uma pequena girafa de plástico, logo alguém comentou que era diferente da "Pintarolas", uma girafa de peluche que tem acompanhado o grupo desde setembro. Trazida pela mãe da Raquel (Profª de Música),dedicando-lhe uma canção, símbolo da Sala Amarela. 
Começou o despertar, interesse para descobrir o que já sabiam?, o que queriam saber? Quem os podia ajudar?... Assim começou um Projeto Lúdico denominado " A GIRAFA PINTAROLAS".
No dia seguinte logo trouxeram, material diversificado, ajudados pela família: peluches, desenhos e livros com informação
Organizamos informação e desenhos num painel grande para toda a gente ver
E procuramos informação em alguns livros trazidos de casa, e emprestados pela biblioteca e Profª Susete.
e descobrimos informações novas, que não sabíamos! Ao longo deste Projeto foram exploradas as várias áreas de conteúdo, começando pela linguagem oral e escrita: história "A girafa que comia estrelas", exploração a palavra GIRAFA e copiando-a, a letra G, outras palavras começadas por G,poema "A girafa", adivinha,...dramatizando a história. 
Foi-se registando e apresentando à família e comunidade no placar do corredor
Passamos pela matemática: noção conjunto, altura, espaço, lateralidade, linhas abertas /fechadas,correspondência, labirintos, números (10),operação de adição...
e as formas geométricas: pintar de acordo com legenda e construir uma girafa com formas geométricas.
Ao nível da dança, algumas músicas infantis que gostam de dançar, CD'S que surgiram. Na música, exploramos a canção "Girafa Pintarolas", utilizando vários tons de voz e instrumentos musicais.
Na expressão motora, um jogo de movimento, imitando a sua deslocação e transportando objetos, e um jogo de bowlling (animais selvagens) que a Joana A. trouxe de casa
Na expressão plástica, ilustraram algumas imagens, realizaram desenho da história e livres, com lápis, tintas, carimbagem. A modelagem, construindo uma girafa com plasticina. Bem como um postal para a família, uma Girafa em 3D (garrafas de coca-cola), com alguns materiais de desperdício(rolhas, palitos, lã, tintas,...), uma girafa individual,...
durante este período duas crianças fizeram anos, 4 e 5 anos, construindo-se um livro para oferecer com a cara da girafa...Assim como a surpresa para o Dia da Criança, um puzzle com a imagem da Girafa (espátulas,técnica guardanapo) e a palavra Girafa atrás.
Nas TIC, realizaram desenhos alusivos e copiaram palavras e frases simples. Ao nível do conhecimento do mundo, no dia 28 de maio, foi feita uma avaliação em grande grupo e depois individual sobre este projeto. O registo de grupo, foi feito no painel "Anda vem conhecer-me ...sou uma Girafa!", relembramos e foi exposto no corredor, onde se apresenta: o que sabíamos?, que queremos saber? e o que descobrimos?, assim como o que foi feito em sala de aula. 
Ao nível individual, registamos na ficha de avaliação da atividade e quiseram desenhar novamente a Girafa, pois agora já todos sabem fazê-lo, terminando o projeto lúdico.
                   A NOSSA GIRAFA !...