sexta-feira, 1 de junho de 2012

"Hoje é o meu Dia!..."

Na sala de aula, sensibilizamos para o Dia Mundial da Criança, dialogando. O que gostavam de ser quando forem grandes.... Profissões muito variadas: jogador de futebol, policia, mecânico, bombeiro....cabeleireira, médica, professora, bailarina, cantora,,, Desenharam numa flor e ilustraram-na para enfeitar o placar do corredor.
Descobriram quais os seus direitos e deveres, vendo posteriormente os mesmos, num powerpoint no computador, com o mesmo titulo, observando com atenção as imagens alusivas . Em grupo construíram um painel, individualmente escolheram qual o direito que queriam pintar (educação, cuidados de saúde, habitação, alimentação, proteção, amor...), os mais novos escolheram ilustrar o direito à alimentação. 
Também construíram um postal (3 anos) e um marcador de livros (4 e 5 anos) , alusivos ao dia. Com materiais recicláveis:caixas vazias, tampas de iogurtes, botões, borracha,,, foram construídos jogos diferentes: o do galo , para os de 4 e 5 anos...e um puzzle (3 anos), com a imagem do símbolo da nossa sala. A imagem da tampa, foi ilustrada por um aluno de 5 anos, que ofereceu a  um de 3 anos. Uma surpresa para levarem para casa, para assinalarem o seu dia.
Chegou o dia tão esperado... 1 de junho, Dia Mundial da Criança!... "Hoje é o nosso dia !", diz o João.
e como estava um dia solarengo, fomos até ao jardim da Feira, juntamente com os meninos das outras salas
Onde brincaram livremente pelo espaço, jogando à bola, saltando à corda, utilizando alguns percursos existentes, fazendo rodas, rebolando na relva, cantando....Regressamos ao jardim, onde realizamos depois do almoço um desenho livre, coloridos e expressivos.
À noite, fomos à sede do  Agrupamento Dr. Leonardo Coimbra, participar num espectáculo, preparado por um grupo de pais, para todas as crianças do jardim, onde contribuímos com uns balões da cor da nossa sala, onde cada criança fez o seu auto-retrato, para serem colocados no cenário.
Apresentaram uma história, que sensibilizava para a Alimentação Saudável, "Saber comer é saber viver", uma menina, a "Bea" que gostava muito de comer doces, ficando com dores de dentes....foram entrando várias personagens, representadas na Sra."Roda dos Alimentos": frutas, legumes, laticínios, peixe, carne, água... e outros, menos saudáveis, que devem ser comidos com moderação, chocolate, chupa-chupa, batata frita, pizza, Ketchup, coca-cola... sensibilizando-a para os alimentos que devia comer.Com muitas músicas alusivas, proporcionando o envolvimento da plateia, cantando e dançando.
Não podia faltar a Sra. Palhaça, que foi intervindo ao longo do espetáculo, dançando e no final ofereceu balões e algumas guloseimas, que só se devem comer apenas em dias de festas!