sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

O Inverno...

Estamos na estação do Inverno, por isso exploramos esta temática. Começamos por ouvir a história "O Branquinho (boneco de neve), que queria ir à escola", no computador. De seguida construíram um painel em grupo e depois individualmente, alusivo ao tema.
Vários jogos de linguagem associamos: identificar letras da palavra, letra i, silabas, poema,
canção, lengalenga,nomear palavras com a mesma silaba ....e vários diálogos.
Na plástica, montaram um puzzle, pintura, desenho, colagem (material desperdício papel) e um boneco de neve dentro dum triângulo para colocarmos à volta do placar do corredor.


Descobriram que o vestuário era diversificado, para isso construíram um boneco(a) com vestuário da época.









Na matemática exploramos o número quatro, através dum acessório que é muito importante quando chove, o guarda-chuva. Parece uma forma geométrica, o triângulo:realizando no seu interior grafismos diversos e ligando-os do menor para o maior e desenhando-o. E para consolidar, ilustraram um chapéu em papel que parece dum palhaço.


Como referiram as meias quentinhas
exploramos através dum jogo , a noção de par.
Associamos ainda a noção de cor, o branco. Procuraram na sala objetos desta cor, trouxeram de casa, associamos ao mês de janeiro e aprenderam um poema ,"Branco".






Para terminar nada criança ilustrou um boneco de neve com variados materiais (grãos de café, desperdício de papel revista, papel de sacos vermelho, formas de bombons...)
para colocarmos na `nossa árvore de inverno, no hall de entrada em conjunto com os nossos amigos.