Transparente, incolor e não tem cheiro. Como a pudemos encontrar à nossa volta? ...Onde existe?... Muitas são as dúvidas e as perguntas de curiosidade!
Através duma história exploramos o ciclo da água, que se pode transformar em três estados físicos: liquido, sólido e gasoso. Para os observarmos fizemos gelatina da cor da sala, onde puderam verificar os três estados.
De seguida partimos à descoberta onde podemos encontrar água em cada estado físico.
Mas continuamos com mais experiências...
o que flutua e não flutua .... todos quiseram colocar um objecto diferente para ver o que acontecia....construímos um barco à vela para experimentarmos também em casa com a família.
O que se dissolve e não dissolve na água? ... Dissolve o açucar e o sal e não dissolve a areia , o arroz por exemplo...
E se colocarmos água em diferentes quantidades em três copos, o que acontece? ... ao tocarmos em cada um vemos que emitem sons diferentes: agudos, graves, alto, baixo.... Cantamos algumas canções assim como a que aprendemos nova sobre a água... podemos fazer música com a água.
Também experimentamos colocar terra num copo de água, ficou toda suja, poluída... de seguida filtramos com um filtro de café... surpresa ... ficou outra vez limpinha, a terra ficou toda no filtro.
Em todas as experiências, cada criança fez o registo do que observou individualmente e em grupo fomos registando todos os passos que realizamos para no final construirmos um móbil, que penduramos na sala de aula.
Mostraram muito interesse ao longo de todas as experiências, atentos e interessados querendo experimentar, mesmo os mais novos sempre com uma expressão de surpresa e satisfação.