Após um diálogo em grande grupo, descobrimos que muitos têm animais de estimação, e poucos são os que imaginaram o que gostariam de ter. Cada um fez o seu auto-retrato, levando à construção dum livro, “os animais de estimação”.
Tal como nós, os animais nascem, crescem, alimentam-se, reproduzem-se e morrem.
Devemos ter alguns cuidados com eles, dar-lhes comida , viverem em locais sempre limpos, tratá-los com carinho, e alguns têm de ser vacinados. Várias foram as atividades desenvolvidas pelas várias áreas de conteúdo, exploramos palavras, letras (e) , histórias, lenga-lenga, contagem silábica/métrica, adivinha, canções, sons (agudos/graves, alto/baixo, com instrumentos e palmas), noção de número(dois), de conjunto, de quantidade, espacial (dentro/fora), jogos de motricidade global (imitação/identificação), desenho, pintura, recorte, construção móbil, dobragens (gato e elefante)… Contudo foram ainda mais longe, descobriram que alguns vivem na água, os marinhos e outros no ar, os aéreos, conhecimentos esses de alguns alunos adquiridos no ano anterior.
A descoberta pelo mundo animal é uma temática que normalmente todas as crianças adoram, vivendo-a intensamente, tendo como objectivo nomearem/ identificarem os animais de cada espécie, adquirir as características básicas de cada uma e sensibilizar para o respeito e tratamento dos animais.
Temos um animal de estimação na sala um peixinho vermelho, a “Joaninha”.