sexta-feira, 4 de novembro de 2011

"Á descoberta do Corpo"

Partimos à descoberta do nosso Corpo…

Primeiro descobrimos que na nossa sala existem onze meninos e dez meninas. De seguida construímos um painel do Corpo Humano, em que uma menina foi o modelo, tendo o cuidado de ir assinalando e exemplificando no meu corpo as diferentes partes que o constituem.

Cada um fez o seu auto-retrato, de seguida desenharam, recortaram e pintaram o que faltava para completar um rosto e um tronco.

Exploramos os sentimentos e emoções, com base em histórias e diálogos que se complementaram com a realização de mímica.



Construiram um painel, um puzzle, aprenderam um poema, uma canção, uma adivinha, uma figura geométrica (círculo), a noção de número (nº 1),noção de conjunto (pesos), jogos de movimento, observaram o corpo humano em três dimensões através dum livro, qual a função dos órgãos e para que serviam os 5 Sentidos, os quais os mais velhos ainda se lembravam dos nomes. Os mais velhos copiaram e escreveram palavras, fizeram corresponder a palavra à imagem, nomearam letras, contaram sílabas e os mais novos foram apoiados pelo adulto. Registamos a altura e os pesos de todos.

Num terceiro momento abordamos a Higiene corporal e oral, bem como a sua Segurança em casa e na rua, levando para casa um prospecto alusivo à higiene corporal com uma canção , “ Na minha banheira”. Para estes momentos foram registados individualmente e em grupo.


Terminamos com a construção duma figura humana, móbil, com materiais recicláveis e com um poema “Dez dedos”.

Estamparam os dedos das mãos numa folha, descobrindo o quanto são importantes ajudando a vestir-nos, na nossa higiene, a comer, a brincar, a abraçar, a fazer “festinhas” aos amigos, … essenciais no nosso dia a dia.