quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A nossa Família ...


Numa manhã, chega a Tamara que traz uma caixinha transparente.... todos ficaram curiosos!

Tamara - "Profª trouxe aqui a prima da nossa "Violeta"(minhoca da maça). Pediu-me para vir ver a "Violeta", porque vai ter muitos filhinhos e queria que ela visse! Tem muitos ovinhos..."
Profª-"Prima da "Violeta"?"
Tamara -"Sim , a "Violeta" também tem família como os meninos".

Começando-se a deslocar pela roda a mostrar aos amigos. Sendo o ponto de partida para a temática da "nossa família".





Ouviram a história "Um amor de família", onde explicava os graus de parentesco da família da nossa "Violeta",os seus preferidos ...ilustraram-na, construindo-se um livro e de seguida a sua árvore genealógica.


Depois cada um deu a conhecer a sua família,
desenhando-a numa casinha desdobrável (levan
do-a para casa) e descobrimos que nem todos vivem no mesmo tipo de casa: vivem mais em apartamentos do que em casas.















Existem vários tipos de casa, conforme o local
onde vivemos, e por dentro dividem-se por divisões, que normalmente são: quartos, cozinha,sala e casa de banho. Devemos cuidar dela, mantendo-a sempre limpa!
Levaram para casa uma árvore genealógica, para que em família, cada criança pudesse construir a sua , tal como a da nossa "Violeta", que colocamos na parede junto à porta da nossa sala.

A "Nossa Família..."

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Á descoberta dos animais: estimação, domésticos e selvagens



Após um diálogo em grande grupo, descobrimos que muitos têm animais de estimação, e poucos são os que imaginaram o que gostariam de ter. Cada um fez o seu auto-retrato, levando à construção dum livro, “os animais de estimação”.

Mas existem os animais domésticos que vivem próximos de nós, e os selvagens que vivem em liberdade, na selva. Descobrimos quais são em cada espécie, como se deslocam, onde vivem, o aspeto do seu corpo, o que comem,…

Tal como nós, os animais nascem, crescem, alimentam-se, reproduzem-se e morrem.

Devemos ter alguns cuidados com eles, dar-lhes comida , viverem em locais sempre limpos, tratá-los com carinho, e alguns têm de ser vacinados. Várias foram as atividades desenvolvidas pelas várias áreas de conteúdo, exploramos palavras, letras (e) , histórias, lenga-lenga, contagem silábica/métrica, adivinha, canções, sons (agudos/graves, alto/baixo, com instrumentos e palmas), noção de número(dois), de conjunto, de quantidade, espacial (dentro/fora), jogos de motricidade global (imitação/identificação), desenho, pintura, recorte, construção móbil, dobragens (gato e elefante)… Contudo foram ainda mais longe, descobriram que alguns vivem na água, os marinhos e outros no ar, os aéreos, conhecimentos esses de alguns alunos adquiridos no ano anterior.

A descoberta pelo mundo animal é uma temática que normalmente todas as crianças adoram, vivendo-a intensamente, tendo como objectivo nomearem/ identificarem os animais de cada espécie, adquirir as características básicas de cada uma e sensibilizar para o respeito e tratamento dos animais.

Temos um animal de estimação na sala um peixinho vermelho, a “Joaninha”.





O meu gato



O Pompom é o meu gato
É bonito e colorido
Gosta de brincar com sapato
E com o meu vestido

A minha gata Pipoca
É muito marota
Escondeu os filhotes
Na cesta da roupa

O gato Peludo
É abandonado
Tem os olhos azuis
É muito engraçado

Família...

A nossa Família
Ouvimos a história "Menina dos caracois Dourados", que ia a casa de uma familia de ursinhos...mas aprendeu uma lição, que só deve sair de casa com autorização dos pais...
Nós sabemos quantos e quais são os elemntos da nossa família e já conhecemos muitos parentescos. Pintamos uma casinha, fizemos a dobragem e lá dentro desenhamos a nossa familia.Cantamos a canção Gosto muito da minha família.
Fizemos uma árvore geneológica ...

Cada um de nós as crianças de 5 anos desenhou a sua Família

















Pintamos algumas imagens com frases, sobre o que significa a família e o que se faz em família e desenhamos e escrevemos outras...Construimos o Livro da FamíliaA Família de cada um é a melhor do Mundo.


terça-feira, 22 de novembro de 2011

Animais... Domésticos e Selvagens

O Coelhinho Zézinho que é o simbolo da Sala Azul e´um animal doméstico, mas também existem coelhos que são selvagens. Sabemos que se chamama domésticos aos animais que vivem perto do "Homem" e não são perigosos e que os selvagens vivem na selva e são perigosos.

A mãe do Tiago trouxe um gatinho que é um animal doméstico.

A mãe do Nuno trouxe dois cãezinhos a Titinha e o Branquinho.

Ouvimos histórias e cantamos canções que falavam sobre os animais , fizemos grafismos , formamos conjuntos com animais que existem na sala, registamos um conjunto com um elemento e escrevemos o algarismo 1, escrevemos palavras e frases e escrevemos a vogal i em manuscrito, fizemos batimentos silábicos, construimos um móbil com animais com rolos de papel higiénico, dobragens de um animal doméstico o gato e de um selvagem o elefante e aprendemos poemas. Noções espaciais e de grandeza...
Fizemos um cartaz com animais que vivem no ar , na terra e na água...

Poema...





Senhor elefante

Senhor elefante
É muito trombudo. É pouco elegante
E muito orelhudo.

Mas bichinho simpático
E bem brincalhão,
Até faz ginástica
Sem cair no chão

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Feira dos Alimentos

No dia 11 de novembro fizemos uma atividade de articulação com o 1º ano do primeiro Ciclo do Centro escolar da Lixa. Os pais colaboraram com os alimentos. Como o nosso simbolo é o coelho e ele gosta muito de cenouras, construimos uma cenoura em material reciclado,com uma adivinha, para oferecer aos meninos(as).

Fizemos uma faxa, com estampagem de alimentos para ajudar a enfeitar as mesas da Sala da professora Antonieta, que é a professora, que tem alunos que no ano passado estiveram na nossa sala e onde se vai realizar a Feira dos alimentos.
Sentamo-nos com as crianças do 1º ano e estamos prontos para dar ínicio à abertura da Feira, que foi às 14 horas.

Os pais e familiares vieram em grande número à feira e vendemos todos os alimentos.

Os pais a comprar e confraternizar...


Como a feira dos alimentos foi no dia de S. Martinho da parte da manhã ouvimos a história da lenda de S. Martinho em power point e pintamos as imagens...

Fazer magustos é tradição neste dia, mas como temos o Jardim em obras, este ano não foi possível fazê-lo, mas comemos castanhas cozinhas... e construimos uma coroa com uma castanha que levamos para casa com uma cenourinha.
Adivinha

Na terra cresço assim

Aos olhos uma ajuda dou

Os coelhos gostam de mim

Adivinha lá quem sou!

Dia de S. Martinho ... Feira dos Alimentos

Dois dias antes do S. Martinho tivemos a visita da Diana e da Daniela (estagiárias do ISEF), que nos contaram a história " Sopas e saladas coloridas".Relembramos quais os legumes que conhecemos, como os podemos comer, e tivemos a oportunidade de observar o aspecto real de alguns.
De seguida, cada um construiu com um copo de iogurte um "pote surpresa" para si, e outro para oferecer a um amigo do 1º ano da turma da Professora Teresa do Centro Escolar da Lixa,onde estão alguns meninos que estiveram com nós no ano passado no jardim.
Assim como uma facha,utilizando a técnica da carimbagem (alimentos), para embelezar a nossa "Feira dos Alimentos" , que iamos fazer com os nossos amigos.




Chegou o Dia de S. Martinho...


De manhã, ouvimos a sua história em power point, comemos castanhas cozidas, e terminamos a coroa que levaram para casa.

De tarde, fomos para o Centro Escolar da Lixa, onde participamos na "Feira dos Alimentos", estando já os alimentos expostos trazidos pelas famílias.
Compareceram, confraternizaram e compraram alimentos diversos da "D. Rodinha dos Alimentos".


No Final ouve um momento de
confraternização com todos os alunos,
provando uma fatia de bolo e oferecendo o "pote surpresa".

Maça



sexta-feira, 4 de novembro de 2011

"Á descoberta do Corpo"

Partimos à descoberta do nosso Corpo…

Primeiro descobrimos que na nossa sala existem onze meninos e dez meninas. De seguida construímos um painel do Corpo Humano, em que uma menina foi o modelo, tendo o cuidado de ir assinalando e exemplificando no meu corpo as diferentes partes que o constituem.

Cada um fez o seu auto-retrato, de seguida desenharam, recortaram e pintaram o que faltava para completar um rosto e um tronco.

Exploramos os sentimentos e emoções, com base em histórias e diálogos que se complementaram com a realização de mímica.



Construiram um painel, um puzzle, aprenderam um poema, uma canção, uma adivinha, uma figura geométrica (círculo), a noção de número (nº 1),noção de conjunto (pesos), jogos de movimento, observaram o corpo humano em três dimensões através dum livro, qual a função dos órgãos e para que serviam os 5 Sentidos, os quais os mais velhos ainda se lembravam dos nomes. Os mais velhos copiaram e escreveram palavras, fizeram corresponder a palavra à imagem, nomearam letras, contaram sílabas e os mais novos foram apoiados pelo adulto. Registamos a altura e os pesos de todos.

Num terceiro momento abordamos a Higiene corporal e oral, bem como a sua Segurança em casa e na rua, levando para casa um prospecto alusivo à higiene corporal com uma canção , “ Na minha banheira”. Para estes momentos foram registados individualmente e em grupo.


Terminamos com a construção duma figura humana, móbil, com materiais recicláveis e com um poema “Dez dedos”.

Estamparam os dedos das mãos numa folha, descobrindo o quanto são importantes ajudando a vestir-nos, na nossa higiene, a comer, a brincar, a abraçar, a fazer “festinhas” aos amigos, … essenciais no nosso dia a dia.