sexta-feira, 19 de abril de 2013

A Primavera já chegou!...

Durante as férias da páscoa entrou uma nova estação do ano, a Primavera. Foram surgindo algumas alterações da natureza e do tempo, sendo motivados através duma história , "O Girassol solitário", em power point no computador. Realizaram o seu registo individual.
E arranjou alguns amigos: a borboleta.... cada um construiu uma através do desenho (ilustrando um poema), um puzzle e em plasticina, coloridas e felizes. Na linguagem, exploramos a palavra BORBOLETA, palavras começadas por B, contagem silábica das palavras, copiar palavras, descobrir letras que faltam nestas e um poema.
Na pintura, através da técnica da fotografia e um pau de gelado, a sua borboleta, para um móbil.
No dia seguinte, a Maria Inês, trás uma lengalenga, que a mãe escreveu, e ela ilustrou, outra amiga do Girassol, a Joaninha. Bem como um girassol com materiais recicláveis para a moldura do placar.
Assim como a árvore da PRIMAVERA
Cada um foi fazendo a sua sementeira de três feijões, num copo de iogurte com um pouco de algodão e umas gotas de água. Coloraram junto da janela, germinando ao longo de dez dias: nasceram raízes, caule e algumas folhas.Depois levaram para casa para transplantarem para a terra, pois vão crescer muito, nascendo as flores e as vagens.
Podendo observar o seu crescimento, o que precisavam e ver ao vivo as suas partes principais.
Na música, as canções, "Primavera já chegou" e "A primavera é a rainha das flores". Na matemática, a noção de maior/menor/igual, conjunto e a operação da adição.
Descobrimos o que são os SERES VIVOS e SERES NÃO VIVOS? Onde os podemos encontrar? Existem na nossa sala?...Sim, seres vivos: os Meninos(as), a Professora, a Natália, o "Buty" e as Plantas", pois nascem, crescem, desenvolvem-se, reproduzem-se e morrem. E o resto são seres não vivos, assim como o sol, a água, as pedras... Registaram....
E para terminar com um fundo de uma garrafa de plástico, construímos uma flor para colocar na árvore da Primavera do hall de entrada.
VIVA A PRIMAVERA!!!...