segunda-feira, 28 de maio de 2012

Um Mundo cheio de Pessoas Coloridas...

"Era uma vez um Planeta chamado Terra onde viviam pessoas diferentes..."
assim começava uma história, que serviu de motivação para a descoberta do Planeta onde vivemos com pessoas de diferentes cores, tamanhos, pesos , idades e feitios ,,, existem pessoas para todos os gostos. Ilustração da Terra com  as quatro raças.
As pessoas começaram a sair do seu local de origem e a ir viver para outros sítios, às vezes para outros continentes. Ao observarmos o globo, algumas questões se colocam: "Onde fica a cidade da Lixa ? Onde fica Portugal?"... verificamos que existem cinco continentes (Europa - Azul, África - Preto, Ásia - Amarelo, América-Vermelho e Oceania-Verde), e nós vivemos na Europa, um país muito pequeno, mas importante.
Mas existem uns Jogos que se realizam de dois em dois anos, os "Jogos Olímpicos", com várias modalidades desportivas, onde participam atletas de raças diferentes e dos cinco continentes. Têm uma bandeira branca, onde os continentes estão representados por anéis que se entrelaçam, simbolizando a união entre as pessoas, assim como dois dias antes de iniciar os jogos, é acesa uma tocha que permanece acesa até ao final destes. 
Ilustramos as várias raças, algumas modalidades desportivas, os continentes, a bandeira alusiva e um registo de grupo, com todos estes conteúdos, e o nosso auto-retrato... No dia 28 de maio,da parte da manhã, participamos no concurso "Pinta os Jogos Olímpicos" dinamizado pela Câmara Municipal de Felgueiras , no Polo da Biblioteca da Lixa.
Fez-se um grande silêncio ...  concentrados na sua pintura, usando muita cor, dão asas à imaginação ...
algumas bandeiras, modalidades desportivas preferidas, tais como, o futebol, a natação e o basquetebol ... ficaram muito coloridas. No final, fomos ver outras pinturas expostas e uma surpresa para cada um.
Será que um dia serei pintor, misturando as cores dando origem pessoas coloridas

Jogos Olímpicos - Londres 2012

Colaboração da Famìlia...

No dia 28 de maio, da parte de tarde a mãe de uma criança veio falar sobre a sua profissão...Cabeleireira
Trouxe os seus utensílios de trabalho,que foi mostrando e disseram o nome e para que servem.
Depois, fez penteadaos a todos; aos meninos colocou gel .

E ás meninos , caracois e cabelos apanhados com belos pentados.
Neste dia as crianças, sairam do Jardim muito bem penteados , por uma profissional.

Cabeleireira para colorir

Pintamos " Os jogos Olímpicos"

Fomos ao Polo da Biblioteca da Lixa , da parte da manhã , participar numa atividade promovida pela Câmara Municipal de Felgueiras,- Com as cores do arco iris "Pinta os Jogos Olímpicos".
O local da pintura, foi  na entrada para a  sala da biblioteca, no local das exposições.
Fomos recebidos pela bibliotecária Inês, que recebeu a ficha de inscrição, com a assinatura dos encarregados de educação e colocou o nosso nome na tela.

Pintamos os jogos olímpicos, dando largas à nossa imaginação...
Depois de termos realizado a pintura, vimos algumas pinturas que outros meninos(as) tinham feito. Despedimo-nos da Inês e regressamos ao Jardim.


quinta-feira, 24 de maio de 2012

Projeto Minhoca "Violeta"

O projeto continua .... com interesse pela temática. O João encontra em casa num dos seus  livros, "Porquê?", alguma informação sobre as minhocas e trás para mostrar aos amigos...
Continuamos a explorar alguns conteúdos na área da matemática, tais como: noção de tamanho (grande/médio/pequeno), correspondência, lateralidade (direita/esquerda),espaciais (em cima/debaixo/ao lado/entre), quantidade (até 10), de ordem (crescente/decrescente), formas geométricas (mais a circular)...
construímos um cubo com animais , tinha os símbolos das três salas do jardim de infância. minhoca, vaca e coelho, e outros, que levaram para casa
Realizamos algumas operações de adição simples.
Assim como uma aula de movimento, expressão motora, transformaram-se em minhocas, realizando corridas, vendo quem chegava primeiro à meta, transportando objetos nas costas ou na boca...
havendo um registo individual da minhoca atleta, quem chega primeiro em rosa e a última em azul...
Findo o projeto, em grande grupo fomos registando no quadro tudo o que realizamos ao longo deste, salientando depois individualmente, que gostaram de descobrir/saber algumas caraterísticas das minhocas que desconheciam e nem imaginavam como ela era,  a sua importância na natureza, a história "Mia Morca", a canção "Fui ao jardim da celestre" e os trabalhos de expressão plástica.
Mas essencialmente ficaram sensibilizamos para a importância da minhoca, que embora pequena , tem um papel fundamental, transformam a matéria orgânica em composto , num compostor ou na terra, um adubo que faz com que a Natureza cresça de forma Saudável!
Anéis Olímpicos com Tocha Olìmpica para colorir..
Anéis Olímpicos

Jogos Olimpicos...

Na história "A Coelhinha Tricotina",  decide partir à descoberta do Planeta terra...
 Descobre os 5 Continentes...e encontra pessoas de raças diferente.

Ficha alusiva...
Observamos o globo...descobrimos onde fica portugal e que pertence ao continente Europeu e que tem  a forma de uma esfera.
Aprendemos o nome dos 5 continentes.
Aprendemos que existem uns jogos onde participam atletas de todo o Mundo "Os jogos Olimpicos" e que os 5 continentes são representados por aneis, que se entrelaçam- para significar a  união e a interação entre os povos. Sabemos que o fogo, ou Tocha Olímpica é outro dos simbolos dos jogos olímpicos.

Significado das cores dos Anéis: As cinco argolas estão dispostas como se fosse um mapa mundi, com a África no centro.
A Bandeira Olimpica é formada com os cinco anéis entrelaçados representam os continentes;
Anel Azul: Continente da Europa
Anel Amarelo: Continente da Ásia
Anel Preto: Continente da África.
Anel Verde: Continente da Oceania
Anel Vermelho: Continente da América.
Estas  são as cinco cores, que podem compor todas as bandeiras do mundo, dos países participantes..

No cartaz que construimos, pintamos algumas modalidades desportivas dos Jogos Olìmpicos.


segunda-feira, 21 de maio de 2012

Um familiar na sala de aula

No dia 21 de maio, tivemos a visita de um familiar na sala vermelha, a madrinha da Mariana e tia do Hugo Henrique. A pedido destes e de acordo com a sua escolha, contou uma história, " Anita e o Burrito" para os amigos.
Uma história da Anita numa aventura com o burrito "Lasudo", que era do tio "Julião" que caiu abaixo da escada quando colhia maças na macieira do seu quintal e partiu uma perna. Teve que ir ao médico e a Anita ficou a tomar conta dele, só que o burrito fez-lhe algumas partidas, atrevidas mas divertidas.
No final ,depois de um pequeno diálogo cada um fez um desenho criativo, havendo alguns desenhos com pormenores de algumas situações que gostaram. Obrigada por ter vindo!...

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Projeto " Os Coelhos"( continuação)

Através do Projeto lúdico  " Os Coelhos" exploramos todas as áreas de conteudo de uma forma integradora, em que as áreas se interligam e complementam.
Na Área da Matemática; as formas geométicas, foram relembradas e cantamos as canções das formas, desenvolvendo a Expressão Musical.

Na Área das Expressões-  Plástica- Através das formas geométicas construimos coelhinhos em desenho...
 Com 2 quadrados e materiais reciclados fizemos fantoches.  A mão é colcoda no meio do coelhinho.

Na Área do Conhecimento do Mundo- Descobrimos a Profissão de quem trata do Coelhinho....O agricultor e outras profissões ...todas elas importantes .
Fomos capazes de saber o nome da letra por que começam algumas profissões.Fizemos o desenho do que queremos ser quando formos adultos desenvolvendo assim a Linguaguem Oral e Escrita.

Ligamos o objeto ao trabalhador e ao seu local de trabalho.


Na Área das Expressões também desenvolvemos a Expressão Dramática; através de movimento e mimica, representamos algumas profissões.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Projeto Minhoca "Violeta"

O nosso projeto continua... exploramos a expressão musical! Aprenderam uma nova canção: "Eu fui ao jardim da Celestre", utilizando a voz de diferentes formas, com gestos e manuseando instrumentos musicais... que alegria, nem se aperceberam do tempo passar.
realizando-se um registo de grupo e individual
Descobriram que existem pessoas, que chamam às larvas minhocas, "estão enganadas", diz a Tamara, "pois não são iguais, têm olhos, antenas, patas... e transformam-se em borboletas". E para mostrar aos amigos, a Tamara trouxe um livro "os animais", para mostrar a diferenças...
a nossa MINHOCA, não tem: olhos, ouvidos, dentes, patas, antenas, o corpo é composto por anéis, é rosada (ou azulada), rasteja, pode viver na terra ou numa caixa (madeira ou rede) de compostagem, e não se transforma em borboleta. 
MINHOCA, uma palavra que começa pela letra M. Fomos à descoberta: das letras que constitui a palavra, contaram as sílabas, qual é a primeira e última letra, outras palavras começadas pela letra M, recortar em revistas palavras começadas por M, trouxeram de casa listas de palavras e algumas ilustraram-nas, grafismos,... atividades direcionadas para a Linguagem.
Ouvimos uma história " A minhoca Mia Morca", uma minhoca que vivia na cidade, mas a avó dizia que a sua família vivia no campo, tinha curiosidade em a conhecer pois era muito grande, tendo uma aventura até lá chegar. Cada um fez o seu registo...
Cada um deu a conhecer a sua família descobrindo que a da Diana era a maior, pois são três filhos, havendo algumas com dois e um filho. Mas as minhocas têm muitos filhos duma só vez, são hermafroditas, e para se reproduzirem precisam de se juntar a outra minhoca, pondo muitos ovos duma vez. E as famílias protegem-nos e para sensibilizar as famílias que também devem proteger as minhocas, pois elas adubam as terras, construímos uma surpresa para a família com materiais recicláveis: cone (linha de cozer sapatos), aparas de lápis (terra), dobragem de papel (corpo da minhoca), ovo kinder (cabeça), palhas (coração com mensagem) e uma flor (cartolina e missanga).Uma minhoca saindo na terra alertando para a sua preservação.
Brevemente voltaremos com mais novidades...

terça-feira, 15 de maio de 2012

Visita de estudo ao Theatro de Circo

 No dia 14 de Maio, realizamos a nossa visita de estudo o Theatro de Circo em Braga, podemos visitar a sala principal do teatro.
uma sala muito bela, cheia de talha dourada,
com camarotes
cadeiras em veludo vermelho e com um grande lustre no centro do tecto da sala. Finda esta visita guiada, fomos conduzidos á sala onde decorreu a peça,”O Escaravelho Contador”.
Pudemos sentir diferentes emoções com as personagens: demos 
gargalhadas, sentimos medo, ficamos tristes, espantados e felizes.
As actividades que se realizam fora da escola normalmente
 são sempre muito positivas pois, 
possibilitam a interacção com outras crianças 
Em contexto de sala de aula foi realizada uma apreciação desta actividade e as crianças realizaram o registo da mesma.